9 Dicas Simples para uma Boa Saúde dos Olhos

Quantas horas precisa dormir de acordo com sua idade?
13 de setembro de 2017
Exibir tudo

Ter Boa Visão é Item Fundamental para uma Boa Qualidade de Vida…

Normalmente negligenciado, os olhos apenas merecem nossa atenção quando enfermidades oportunistas e pontuais, tais como, conjuntivite, terçol, cisco, irritação, ou mesmo quando anomalias tradicionais, como, miopia, astigmatismo, hipermetropia, etc., batem à nossa porta. Mas, não é apenas com isso que devemos ficar atentos, como veremos a seguir.

E foi exatamente pensando nesses pontos que são normalmente “esquecidos” que fizemos uma lista com alguns procedimentos profiláticos que deverão fazer parte da agenda de todos; ao menos dos sensatos. Profilaxia quer dizer ação preventiva. E no caso da visão, como existem enfermidades graves assintomáticas, esse gesto torna-se uma obrigação. São cuidados que, como veremos, são acessíveis a todos, logo, sem desculpas para que sejam ignorados.

1. Faça um exame Oftalmológico Completo

Você pode pensar que sua visão está boa ou que seus olhos estão saudáveis, mas visitar seu oftalmologista para um exame completo é a única forma de ter certeza. Quando se trata de problemas simples, algumas pessoas não percebem que poderiam enxergar melhor se usassem óculos ou lentes de contato. Além disso, algumas doenças oculares crônicas comuns como o Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular, normalmente não apresentam sintomas. A única forma de detectar essas patologias gravissímas em estágio inicial é realizando exames regulares.

Seu oftalmologista é a única pessoa que pode determinar se seus olhos estão saudáveis e se você está enxergando bem e gozando de boa saúde ocular. Lembre-se prevenção custa menos que o tratamento.

2. Conheça o Histórico de Saúde Ocular da sua Família

Fale com seus parentes a respeito do histórico de saúde ocular da família. É importante saber se alguém foi diagnosticado com alguma patologia, já que muitas delas são hereditárias. Isso vai ajudar a determinar se você tem o risco de desenvolver alguma doença ocular mais séria, que exija cuidado permanente.

3. Coma Corretamente para Proteger sua Visão

Você já deve ter ouvido falar que comer cenoura faz bem para a visão. Mas uma dieta rica em vegetais, principalmente espinafre e couve, também é importante para a saúde dos seus olhos. Estes alimentos possuem Carotenóides, como Luteína e Zeaxantina, que desempenham um importante papel na visão, pois ajudam a diminuir a degeneração natural que vem com a idade e ainda ampliar o alcance visual. Pesquisas também mostraram que Ômega 3 traz benefícios à saúde ocular. Outro alimento rico em Luteína é a gema do ovo, desde que cozido.

Na impossibilidade de consumir estes alimentos, você poderá fazer uma suplementação de Luteína através de medicamentos. Nesse caso, seu oftalmologista deverá ser consultado para determinar a dose correta. Caso ele nada saiba a respeito dos benefícios da Luteína para seus olhos, acredite, está na hora de trocar de médico.

4: Mantenha um Peso Saudável

Estar acima do peso ou Obeso aumenta seu risco de desenvolver Diabetes e outras condições sistêmicas que poderão levar à perda da visão, como Retinopatia Diabética ou Glaucoma. Se você está tendo problemas para manter um peso saudável, procure seu médico. Deixar de lado tais cuidados apenas por acreditar que a ciência tem solução para tudo é sinal de imaturidade, e porque não, de burrice, e pode trazer consequências irreversíveis para sua saúde.

5: Pare Imediatamente de Fumar, ou Jamais Comece

Fumar é tão maléfico para os seus olhos quanto é para o restante do corpo. Estudos ligaram o fumo a um aumento do risco de desenvolver Degeneração Macular e Catarata, assim como Danos irreversíveis ao nervo ótico, que poderão levar à cegueira irreversível.

Estude sobre o assunto, não fique passivo esperando que a mídia tradicional vá informar isso para você, acredite, ela não o fará. Lembre-se sempre de que a informação ainda é a mais eficiente arma contra os males de condições patológicas patrocinadas pela ignorância…

6. Use Óculos de Sol

Os óculos escuros, aqueles que normalmente são usados como um acessório de moda, tendem a desempenhar uma importante tarefa que é proteger seus olhos dos raios ultravioletas. Quando for comprar seus óculos de sol escolha aqueles que sejam capazes de bloquear de 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B. Importante ressaltar que lentes de boa qualidade devem ser consideradas na hora da compra; esqueça as opções dos Camelôs. Um pequeno desconto não compensa a perda da visão.

7. Dê um Descanso aos Seus Olhos

Se você passa muito tempo no computador ou concentrando o olhar em algum ponto fixo, às vezes você esquece de piscar e seus olhos podem ficar cansados. Tente descansar a vista a cada 20 minutos, olhando para longe por pelo menos 1 minuto. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, causas de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, etc.

Outro exercício excepcional para o descanso e restauração da nitidez ocular, consiste em fechar os olhos com as palmas das mãos. Permanceça assim por pelo menos um minuto. Pronto, confira como sua vista ficará mais clara, leve, descansada.

8: Mantenha seus Olhos Lubrificados

Regularmente use colírios lubrificantes para evitar as irritações que podem se tornar um foco adequado para a proliferação de agentes causadores de patologias mais sérias, além de permitir mais clareza na qualidade do foco visual.

9: Lave suas Mãos e Higienize suas Lentes de Contato Adequadamente

Para evitar o risco de infecções, lave sempre suas mãos, principalmente antes de colocar e retirar as lentes de contato. Certifique-se de desinfetar as lentes de contato conforme as instruções e substituí-las de acordo com o prazo de validade. Lembre-se que infecções virais nos olhos pela falta de higiene podem comprometer sua córnea de forma irreversível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *