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Não seja um refém do cigarro: Confira métodos que ajudam a largar o fumo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como principal causa evitável de morte. Você provavelmente conhece os malefícios à saúde causados pelo uso dos derivados do tabaco. Lembre-se de que não é apenas o câncer de pulmão, mas vários outros cânceres, além de enfisema, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral e envelhecimento prematuro da pele, que são também causados ou agravados pelo tabagismo, entre inúmeras outras doenças.

Avalie os métodos para deixar de fumar:

  1. Parada abrupta (de uma só vez): é quando se para de fumar de uma hora para outra, cessando totalmente o uso do cigarro. Assim, o indivíduo interrompe abruptamente o uso da nicotina. Em outras palavras, se seu consumo é de dois maços por dia, você para abruptamente quando se fuma seus dois maços usuais hoje e nenhum cigarro amanhã. Qualquer método gradual de parar não é abrupto. A maior parte dos indivíduos que conseguiram se tornar ex-fumantes pararam abruptamente.
  2. Parada gradual (aos poucos): no entanto, você pode achar melhor adotar um método gradual. Se você decidir deixar de fumar utilizando uma estratégia gradual, não deve gastar mais do que duas semanas nesse processo. Diminuir o número de cigarros usando um período de tempo longo pode tornar a experiência de deixar de fumar mais difícil do que o necessário, ou seja, pode-se tornar uma forma de adiar e não parar. As formas de parada gradual são: redução e adiamento.

– Redução: Uma abordagem gradual para deixar de fumar é a redução. Reduzir significa contar os cigarros e fumar um número menor, predeterminado, a cada dia. Por exemplo: um fumante de 30 cigarros por dia pode reduzir o número de cigarros em cinco, a cada dia, por seis dias, até a data escolhida por ele para deixar de fumar.

EXEMPLO: No primeiro dia, ele pode fumar os seus 30 cigarros usuais.

No segundo __________________________25

No terceiro _________________________20

No quarto ________________________15

No quinto ______________________10

No sexto _____________________5

O dia seguinte, o sétimo, será sua data para deixar de fumar, ou seja, seu primeiro dia sem cigarros.

– Adiamento: Uma segunda abordagem gradual para deixar de fumar é o adiamento, que significa adiar a hora na qual você começa a fumar por um número de horas predeterminado a cada dia. Ao começar a fumar em cada dia, não conte seus cigarros nem se preocupe em reduzir o número que você fuma. Assim, tome a decisão de adiar a hora na qual começa a fumar por duas horas a cada dia, por seis, até a sua data de parar de fumar.

EXEMPLO: No primeiro dia, pode começar a fumar às 9 horas.

No segundo dia__________________________ às 11horas

No terceiro__________________________às 13 horas

No quarto _________________________às 15 horas

No quinto _______________________às 17 horas

No sexto ______________________às 19 horas

O dia seguinte, o sétimo dia, será sua data para deixar de fumar, ou seja, seu primeiro dia sem cigarros.

Que tal começar a pensar no melhor método para você parar de fumar? Procure ajuda de um profissional que possa te orientar e medicar nessa sua nova empreitada.

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