Policlínica de Botafogo

Dicas de saúde para a primavera


 

No dia 22 de setembro, tem início a Primavera, a estação mais colorida e uma das mais esperadas do ano, com toda a certeza. Entretanto, nem tudo são flores. A saúde pode sofrer muito na época, principalmente, por conta das doenças respiratórias. Conheça agora algumas dicas e cuidados para aproveitar melhor a estação sem sofrer com isso!

Principais Causas

Durante a estação, acontece a reprodução das flores – a polinização. Dessa forma, o pólen é espalhado pelos animais e pelo vento. Com o ar repleto de partículas dos grãos, a rinite sazonal pode aparecer, causando coriza, muitos espirros, coceira no nariz e olhos.

Agravamento

A grande presença de pólen, aliada às mudanças climáticas de uma estação para a outra e à poluição, podem agravar muito os problemas respiratórios neste período, o que demanda um cuidado muito grande, pois, uma simples alergia, por exemplo, pode evoluir para uma doença mais séria, como a asma.

Cuidados e dicas

Para minimizar os efeitos que a transição de estações pode causar à saúde, alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença entre um incômodo e uma crise séria. Entre eles, podemos citar:

  • Constante hidratação;
  • Evitar o uso de roupas guardadas há muito tempo;
  • Umidificação de ambientes (com umidificadores ou bacias de água);
  • Evitar a limpeza com vassouras, que tendem a espalhar os resíduos que agravam as crises. Recomenda-se a limpeza com panos úmidos;
  • Não secar roupas ao ar livre, para evitar o acúmulo de pólen;
  • Manutenção dos filtros de ar condicionado;

Com o cuidado necessário, a primavera pode ser uma estação maravilhosa para qualquer um!