Policlínica de Botafogo

Fisioterapia


O serviço de Fisioterapia em Ortopedia da Policlínica de Botafogo está, desde 2005, sob coordenação técnica da Dra. Alexandra de Souza Rocha, especialista em fisioterapia ortopédica e acupuntura, com formação também em RPG e Pilates. Ela, em conjunto com corpo de fisioterapeutas com especializações em diversas áreas, forma uma equipe altamente qualificada e pioneira no Rio de janeiro na busca continuada da excelência, promoção de conhecimentos e valores.

A equipe é reconhecida pela ética e integridade no relacionamento com seus diversos públicos; humanização no atendimento; trabalho em equipe; estímulo a inovação e compromisso institucional.

Objetivos da fisioterapia ortopédica:
Uma das mais procuradas e conhecidas áreas da fisioterapia, a especialidade é responsável pela prevenção, tratamento e recuperação de problemas e patologias que ocorrem sobretudo nos ossos e na musculatura, oferecendo um amplo leque de possibilidades de tratamentos das mais diversas disfunções relacionadas.

Essa área da fisioterapia consegue detectar precocemente e tratar problemas musculares, ligamentares ou posturais que possam comprometer a saúde e mobilidade dos pacientes em um futuro próximo.

Como funciona:
A fisioterapia ortopédica trata de lesões e disfunções osteomiarticulares, problemas ocasionados por DORT (distúrbios osteo musculares relacionados ao trabalho), dores localizadas (muito recorrentes nos dias de hoje), tendinite, bursite, hérnia de disco, lombalgia, fraturas, cirurgias (como as de joelho, ombros e tornozelo, por exemplo), traumas ligamentares, entre tantas outras possibilidades.
No caso de lesões que não podem ser prevenidas, sobretudo aquelas comuns durante a prática de esportes, afazeres domésticos ou durante os trabalhos diários, a meta da fisioterapia é fazer o paciente retomar o seu ritmo normal, restabelecendo movimentos e amenizando suas dores. Outro ponto importante na fisioterapia ortopédica é o fortalecimento dos músculos assim protegendo e prevenindo futuras lesões aos pacientes.

Pós- operatório:
A fisioterapia ortopédica também é bastante importante em pós-operatórios de cirurgias ortopédicas ou após fraturas. O profissional trabalha para acelerar a cicatrização da fratura e dos tecidos circundantes, restabelecer movimentos comprometidos por conta da imobilização necessária nesses casos, retomar a força do conjunto muscular da região afetada, e trabalhar todas essas questões em conjunto para que o paciente fique plenamente recuperado e possa voltar à sua vida normal o quanto antes.

Além dos serviços em fisioterapia convencional, oferece os seguintes serviços:

  • Acupuntura
    Método Terapêutico da medicina tradicional Chinesa que atinge, através de agulhas, pontos determinados da superfície da pele, visando o estimulo do fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.
  • Drenagem linfática/pos operatória
    A drenagem linfática é essencial no pós-operatório de algumas cirurgias para ajudar a reduzir o inchaço e melhorar a circulação sanguínea, contribuindo até para aliviar as dores do pós-operatório e acelerar a cicatrização.
  • Fisioterapia Pélvica
    A fisioterapia pélvica está voltada para o tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais, contribuindo para evitar ou postergar os processos cirúrgicos. É indicada nos casos de incontinência urinaria feminina,  masculina e infantil, prolápos genitais (dependendo do grau), constipação, incontinência fecal, dor pélvica crônica, vaginismo, no pré e pós-parto, entre outros. Consulte o profissional fisioterapeuta para mais dúvidas.
  • Shiatsu
    Método terapêutico com o objetivo de manter ou (re)estabelecer o equilíbrio energético, a fim de prevenir/tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio dessa energia. Clique aqui para mais informações.
  • Pilates
    O Método Pilates, é baseado em alguns princípios básicos: respiração, concentração, centro, precisão, controle e fluidez. É utilizado internacionalmente por pessoas de todos os níveis de aptidão física, bem como equipes esportivas profissionais e pessoas de toda faixa etária. Hoje, em todo o mundo, pessoas estão praticando Pilates e os números continuam a crescer.
  • Reabilitação em paralisia facial
  • Reabilitação vestibular
  • Tratamento para DTM
  • RPG
    Método fisioterapêutico cuja finalidade é corrigir problemas de postura através de técnicas específicas de alongamento do tecido muscular. É realizado por fisioterapeutas, visando atender as necessidades específicas de cada paciente.

São esses profissionais que garantem a qualidade dos serviços realizados e fazem do serviço de Fisioterapia da Policlínica de Botafogo referência no segmento na cidade do Rio de Janeiro:

Alexandra Rocha
Caroline Mendes Pinto
Debora Gonçalves
Leticia Bove
Monica Mendes
Patricia de Freitas
Renata Nunes
Thais Meireles
Cicero Andrade
Carla Cristina Caldas
Flavia Ferreira Alves
Rosivania Pereira dos Santos
Paula Bacellar
Thalita Jesus de Souza

O serviço de Fisioterapia da Policlínica de Botafogo atende à uma série de convênios e também particular. Entre em contato com nossa central de marcação para se certificar sobre o seu convênio: 021  2244 8750