Policlínica de Botafogo

Internação


Internação
O paciente e seu responsável deverão fornecer os dados de identificação: carteira do convênio (paciente), o documento de identidade e CPF.

Internação eletiva para cirurgias agendadas
No ato da internação, o paciente e/ou responsável deve estar ciente da categoria a qual pertence (quarto ou enfermaria). Caso opte por mudança de acomodação, informe-se sobre valores diferenciados. O acompanhamento médico é de inteira responsabilidade do seu médico cirurgião. A idade mínima para as internações é 16 anos .

Diárias
Começam a vigorar a partir da internação, independente do horário em que ocorreu e se encerram no momento da alta médica. O paciente que permanecer na acomodação após alta hospitalar arcará com as respectivas despesas extras.

Alta hospitalar / check out
Inicia-se o processo de saída do paciente no momento que o médico comunica a alta hospitalar. A alta deve ser formalizada junto à equipe de enfermagem que orientará sobre esse momento.

Assistência de enfermagem
A equipe de enfermagem presta serviços 24 horas executando prescrições, ordens das condutas médicas constantes no prontuário do paciente, assim como participa do bem-estar do paciente enquanto internado. Ao chegar a sua acomodação o paciente será recebido por um profissional da equipe de enfermagem. Para solicitá-la em sua acomodação, basta acionar o dispositivo sonoro da acomodação.

Nutrição
É responsável por planejar uma alimentação de acordo com as necessidades nutricionais do paciente. Não é permitida a entrada de alimentos e/ou bebidas sem o conhecimento da equipe. Os materiais e utensílios provenientes do setor de nutrição e dietética são de uso exclusivo dos pacientes e acompanhantes, devendo ser recolhidos das acomodações.

Assistência Social
O Serviço Social oferece atendimento aos pacientes e familiares favorecendo o alcance de melhores condições da recuperação, atuando junto à equipe médica, enquanto hospitalizados. É realizado acompanhamento aos familiares dos pacientes internados nos CTIs diariamente nos horários de visitas, disponíveis na Recepção.

Serviço de Hotelaria
A higienização dos quartos e enfermarias é feita diariamente após o banho do paciente. A rouparia é o setor responsável pela distribuição de roupa de cama e banho ao paciente e acompanhante. Não é permitido trazer roupas de cama e banho, cobertores, edredons, travesseiros, pijamas, etc. Toda nossa rouparia é personalizada. Não é permitido trazer televisões, rádio, aparelhos celulares e/ ou outros tipos de aparelhos sonoros e eletrônicos para pacientes internados. Todo objeto encontrado nas dependências do hospital será mantido pelo prazo de 30 dias.

Horários de Visitação

CTI: das 15h às 16h

Quarto ou enfermaria: das 8h às 20h

Visitantes
Recomendamos a brevidade e o silêncio, assim como evitar o excesso de pessoas nas acomodações permitindo uma tranquila recuperação ao paciente. A lavagem das mãos é imprescindível antes e após as visitas, não sentar no leito destinado a paciente, não portar alimentos, não trazer arranjos florais, no CTI somente é permitida a presença de 2 visitantes por vez. Não é permitida a entrada de crianças menores de 15 anos para visita em nenhum setor do hospital.

Acompanhante do Paciente Internado
Os pacientes internados podem ser acompanhados, exceto nos CTIs, de acordo com a cobertura de cada convênio. Caso seu plano não cubra a hospedagem do acompanhante, refeições e/ou roupa de cama, poderá solicitar, porém serão cobradas à parte. O acompanhante do paciente maior de 60 anos e menor de 18 anos tem direito gratuitamente a permanência na acomodação, de acordo com Lei Federal.

OBSERVAÇÃO:
O acompanhante será o responsável pelo paciente internado e é ele quem diariamente receberá as informações da equipe médica sobre as condutas. O acompanhante e /ou responsável deve ficar atento sobre o momento da alta hospitalar para evitar respectivas despesas extras.
Cada paciente só terá a possibilidade de ter um acompanhante no quarto. Na enfermaria, não é permitida a presença de acompanhantes, salvo nos casos mencionados anteriormente.
As outras pessoas do grupo familiar serão visitantes e deverão respeitar os horários de cada setor.