Policlínica de Botafogo

Institucional


Desde 1900 a Policlínica de Botafogo é referência em serviços médicos no Rio de Janeiro

Inaugurada em 1900, a Policlínica de Botafogo tornou-se referência em serviços médicos de alta finalidade, tendo por ela passado dezenas de profissionais que se destacaram no âmbito da medicina nacional e, também internacional. Oswaldo Cruz foi um deles.

Ainda hoje, seus serviços clínicos e cirúrgicos, contam com a chefia de colaboração de professores em diversas faculdades. Está localizada em local privilegiado e de seu terraço se descortina uma maravilhosa vista da enseada de Botafogo.

Os serviços da Policlínica estão divididos em 3 áreas: clínica cirúrgica e auxiliares de diagnóstico e tratamento, todos vinculados a uma administração central mas mantendo autonomia técnica de acordo com suas características.

Cada serviço clínico ou cirúrgico tem 1 chefe de serviço e 2 chefes de clínica. Os serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento (laboratório de análises clínicas, imagem, anatomia patológica) têm 1 chefe de serviço e 1 chefe de clínica.

O conjunto de chefes de serviço e chefes de clínica constitui a congregação, órgão máximo da policlínica.

A manutenção se baseia no atendimento a pacientes particulares, convênios e eventuais doações em se tratando de Instituição Filantrópica.

A filantropia, regulamentada por lei, e prestada a pacientes de comprovada necessidade, em triagem feita por assistente social.