O diagnóstico de alergia a medicamentos é um desafio que depende principalmente de uma anamnese detalhada com médico especialista. Atualmente, não existem exames de sangue que possam confirmar com precisão uma alergia a medicamentos. Em muitos casos, após uma consulta inicial, o alergista pode recomendar um teste de provocação medicamentosa.
Nesse artigo vou explicar o que é o teste de provocação medicamentosa e como fazemos esse exame no Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo.
Considerado o padrão ouro no diagnóstico de alergias a medicamentos, o teste de provocação medicamentosa envolve a administração controlada e gradual do medicamento suspeito, ou de um substituto, para verificar reações cruzadas. Este procedimento pode ser realizado por diferentes vias: oral, subcutânea, epicutânea e até conjuntival, dependendo do medicamento e do paciente.
Em outras palavras, damos para o paciente pequenas quantidades do medicamento que ele tem alergia, de forma lenta e gradual, para provocar uma reação alérgica controlada e fazer o diagnóstico de alergia.
Apesar de ser um procedimento controlado, o teste de provocação não é isento de riscos, uma vez que envolve a administração de um medicamento ao qual o paciente pode ser alérgico. Por isso, deve ser realizado em um ambiente hospitalar ou clínica especializada, equipada para lidar com emergências alérgicas. No Rio de Janeiro, são poucos os locais capacitados para realizar este tipo de teste.
O teste geralmente dura algumas horas. Após a administração do medicamento, o paciente deve ser monitorado de perto para detectar qualquer reação adversa. Geralmente o paciente é orientado a ficar na clínica ao menos 2hs após o termino do teste.
Na Policlínica de Botafogo, o processo começa com uma consulta obrigatória com um alergista, mesmo que o paciente já tenha um encaminhamento. Durante a consulta, avaliamos a necessidade do teste e discutimos os riscos e benefícios com o paciente.
O teste geralmente é agendado para outro dia, e o paciente deve estar disponível durante todo o dia. Algumas medicações precisam ser suspensas antes do teste, como:
Antialérgicos (ex: Allegra, Polaramine) – suspender 7 dias antes.
Antidepressivos – suspender 5 dias antes.
Betabloqueadores (ex: Propanolol, Atenolol) – suspender 24 horas antes.
Corticoides orais (ex: Predsim) – suspender 5 dias antes.
Antileucotrienos (ex: Montelucaste) – suspender 7 dias antes.
Outros medicamentos podem ser continuados normalmente. O paciente pode trazer um acompanhante, mas não é obrigatório, e pode trazer itens pessoais como computadores ou livros, já que a sala de teste possui Wi-Fi.
Não é necessário jejum, e há uma cantina disponível para o paciente. Após o teste, fornecemos contatos para que o paciente possa relatar qualquer reação tardia, que pode ocorrer dias depois do procedimento.
Nenhum convênio atualmente cobre o teste de provocação medicamentosa, pois não há um código específico na tabela TUS. Entretanto, ele está listado na tabela CBHPM, permitindo que o paciente solicite reembolso ao seu plano de saúde, embora a aprovação não seja garantida.
O teste de alergia a medicamentos custa a partir de R $800,00 no Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo. Esse valor varia de acordo com o número de substâncias que será preciso testar e de outros fatores como onde será feito o teste, no ambulatório ou centro cirúrgico.
Sempre deve ser feito em ambiente hospitalar ou dentro de uma clínica equipada com material para tratamento de alergias graves (anafilaxia). Existe um risco real, embora pequeno, de alergia grave durante o teste e o médico assistente deve estar preparado para tratar essa alergia, por isso todos esses cuidados.
O exame também deve ser feito por alergista com experiência em diagnóstico e tratamento de alergia a medicamentos.
O teste de alergia a medicamentos é vital para garantir a segurança no uso de medicamentos. Se você suspeita de uma alergia, agende uma consulta conosco no Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo. Estamos comprometidos com a sua saúde e segurança.
Para mais informações, entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Sua saúde é nossa prioridade!