Microbiologia oftalmológica na Policlínica de Botafogo: mais segurança para médicos e pacientes
15 de dezembro de 2021Reumatologia: problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam, como ossos, músculos, tendões e ligamentos devem ser tratados por esse especialista
4 de agosto de 2022
O animais de estimação fazem parte de milhões de lares brasileiros. A Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 (PNS) divulgada pelo Instituto de Geografia e Estatística, revelou que em 46,1% dos domicílios tinham pelo menos um cachorro.
Embora essa convivência maravilhosa seja benéfica há a necessidade de cuidados para evitar mordeduras e arranhões. Segundo dados da saúde pública mais de 500 pessoas são atacadas por cães anualmente e boa parte das vítimas são em crianças pequenas, na face e a na região próxima aos olhos (periocular) devido a altura da criança.
Essas lesões podem causar laceração do globo ocular e órbita e, dependendo da gravidade, podem exigir cirurgias nas áreas afetadas (oculoplástica reconstrutivas).
A primeira providência a ser tomada é deixar o local da lesão o mais limpo possível, lavando com água ou soro fisiológico para diminuir o risco de infecção e procurar de imediato um médico oftalmologista.
PRESTE ATENÇÃO A LINGUAGEM CORPORAL DO SEU ANIMAL.